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Limpeza e Conservação

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Academias, escolas, shoppings, aeroportos, condomínios, indústrias, jardins — o que esses espaços têm em comum? São áreas de grande circulação, onde as pessoas trabalham, estudam e convivem de alguma forma. Por isso, são locais que exigem um cuidado redobrado com a limpeza e conservação.

Se você é responsável por algum desses espaços, deve saber que a atenção com esses fatores é constante. Mas qual é a importância disso para a instituição? Como formar uma equipe de limpeza eficiente e garantir um padrão de qualidade nos serviços?

E quanto à terceirização? É uma alternativa vantajosa? Como avaliar um bom prestador de serviços de limpeza e conservação? É sobre esses temas que vamos conversar hoje.

Continue a leitura e descubra o que pode ser feito para garantir que o ambiente sob sua responsabilidade esteja limpo e bem organizado, de acordo com as expectativas do seu público e da instituição. Confira!

QUAL A REAL IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO?

Nenhum ser humano deveria ser obrigado a frequentar um local sem as condições ideais para a preservação de sua saúde, segurança e bem-estar. Isso envolve os cuidados com a limpeza e conservação do ambiente em que as pessoas estudam, trabalham, realizam suas atividades e convivem no dia a dia.

Mas não é só isso. Quando falamos sobre qualquer empreendimento que concentra a presença e a circulação de uma grande quantidade de pessoas, essa cautela ganha outras dimensões.

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE UMA CONSERVAÇÃO CUIDADOSA:

1 - CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO DO PADRÃO DE SERVIÇOS E PRODUTIVIDADE

O primeiro aspecto que torna a limpeza e conservação importantíssimos é a manutenção do padrão de serviços do empreendimento. Geralmente, essas atividades não interferem diretamente nas atividades operacionais do local, mas influenciam na percepção do ambiente. Salas de aula que não foram devidamente higienizadas, por exemplo, não impedem um professor de continuar com as aulas. Porém, o incômodo causado pela situação deixa o ambiente desagradável para funcionários e ainda interfere na produtividade dos alunos.

Basta ver a sensação de desânimo e cansaço que sentimos em um local mal iluminado e desorganizado. De forma contrária, um ambiente limpo, arejado, iluminado e bem conservado promove uma disposição diferente, trazendo impacto sobre a produtividade.

E não se trata apenas de um efeito psicológico, embora ele seja muito importante. Limpeza e organização ajudam os funcionários a encontrarem documentos, objetos e ferramentas com facilidade, fazendo com que as tarefas do cotidiano sejam realizadas rapidamente.

2 - GERA UMA AVALIAÇÃO A RESPEITO DA ATUAÇÃO DOS ADMINISTRADORES

Qual é a percepção que os condôminos têm de um síndico quando os espaços comuns estão sem os devidos cuidados, não apresentam o nível de limpeza adequado, os objetos desgastados não são substituídos e a portaria não funciona bem, deixando os moradores vulneráveis?

Ou o que o público de um aeroporto ou de um shopping center dirá a respeito da administração quando os banheiros estão permanentemente sujos e malcheirosos, o lixo não é recolhido na periodicidade necessária, os vidros, espelhos e outros elementos de design vivem manchados e a área verde está abandonada?

Os usuários dessas edificações - seja um público externo ou interno - serão impactados negativamente pela falta de conservação do ambiente. E a primeira atitude é colocar em dúvida se aquela instituição é realmente a mais adequada para a prestação do serviço desejado.

3 - INTERFERE NA IMAGEM DA INSTITUIÇÃO

Outra questão a ser considerada é a imagem da empresa. A tão desejada credibilidade dificilmente será conquistada quando há um ambiente desorganizado, mal higienizado ou com falhas na manutenção.

Isso vale especialmente para organizações como indústrias, aeroportos, instituições de ensino, entre outras. A imagem tem um papel fundamental na construção da credibilidade de uma marca ou serviço. Portanto, ela deve ser uma questão prioritária.

O mesmo vale para shoppings, aeroportos, supermercados, academias. Afinal, são espaços onde as pessoas circulam e gostam de ver tudo devidamente limpo e organizado.

Em ambientes que lidam com alimentos, esse cuidado precisa de muito mais atenção. A presença de sujeira ou até mesmo a detecção de parasitas ou animais perniciosos, além de apresentar riscos à segurança alimentar, pode arruinar a reputação de um estabelecimento.

Vale lembrar que, hoje, todas as pessoas andam com uma filmadora em mãos. Uma foto de uma barata na prateleira da lanchonete pode viralizar rapidamente, causando enormes prejuízos à empresa.

E isso não acontece somente em supermercados e restaurantes. Imagine a impressão que o cliente tem se, ao frequentar uma academia — um local procurado para cuidar da saúde — ele percebe que o ambiente não apresenta condições mínimas de higiene ou os equipamentos oferecem qualquer tipo de risco aos clientes?

Não é difícil perceber que essas situações podem provocar danos praticamente irreversíveis à imagem de uma organização — ou exigir muito trabalho até que eles sejam minimizados.

4 - ENVOLVE QUESTÕES RELACIONADAS À SEGURANÇA

Também não podemos deixar de destacar a questão da segurança. Uma manutenção inadequada coloca em risco as pessoas que utilizam aquele ambiente. Qualquer acidente causado por falhas na conservação acarretará punições, comprometendo o funcionamento ou a sobrevivência da organização.